Campeonato Brasileiro de Juventude 2023

27/07/2023 as 04:39

Campeonato Brasileiro da Juventude 2023

Mini Mirim, Pré-Mirim, Mirim, Pré Junior, Junior e Under 25

 

PARANÁ FATURA O TRI CAMPEONATO NA CATEGORIA MINI MIRIM

 

O Campeonato realizado em São Paulo, entre os dias 12 a 16 de julho foi um sucesso, excelentes resultados individuais por equipes que representaram a FPRH.

O Campeonato Brasileiro de Saltos realizado na cidade de São Paulo, recebeu as categorias de Mini Mirim (8 a 11 anos) Pré-mirim (11 a 13 anos), Mirim (12 a 14 anos), Pré Junior (14 a 16 anos), Junior (14 a 18 anos), Under 25 (atletas de 16 a 25 anos), com alturas de 1,00m a 1,50m. A delegação Paranaense foi muito bem representada, faturando 2 ouros, 1 prata, e 1 bronze no individual, 1 ouro, 1 prata e 1 bronze por equipes, além de três premiações pelo critério subjetivo.

CATEGORIA MINI MIRIM

 

Na categoria Mini Mirim, tivemos 6 amazonas representando por equipe e individual. Foram 49 mini mirins (8 a 11 anos) na corrida pelo título. Apenas 8 (oito) chegaram à prova final, a 1.05m, com 0 pontos perdidos. Com 0,51 de aproximação ao tempo ideal, nossa amazona Manoela Müller Michaelis com Polo Black conquistou o Ouro e o Bi Campeonato (2022-2023), sendo o Tri Campeonato do Paraná, em 2021 Anna Storrer Muller foi Campeã. Ela também obteve o 2º melhor resultado com Lord-Blue Mystic Rose, porém, pelo regulamento, um atleta não pode acumular títulos em campeonato, o que a colocou na 4ª posição do pódio com 0s86 do tempo ideal. A prata ficou com a atleta Ana Francisca Ramos Mansur, com Uliz das Cataratas, a 1,66 do tempo ideal no desempate. Ana que também emplacou um excelente resultado em seu primeiro Campeonato Brasileiro.

 

Em uma entrevista, Manoela nos conta como foi sua experiencia nesse Campeonato: “O cavalo que eu fui bicampeã brasileira, Polo Black, está comigo há 3 anos, comecei com ele no 0,60m. Ele foi um dos cavalos que mais me ensinou, me deu muitas vitórias, alegrias e muito mais! Monto também com o Lord-Blue desde o final do ano passado, um cavalo bem diferente do Polo Black mas que está me ensinando bastante todos os dias.

Com o Lord ganhei o primeiro lugar na avaliação subjetiva do Brasileiro e ainda ficamos em 2º lugar no desempate, porém, pelo critério do campeonato não podemos acumular título, então assumimos o quarto lugar.

Minha maior dificuldade no campeonato foi que no sábado eu tinha levado um coice, achei que não ia poder competir na final no domingo e com isso fiquei um pouco nervosa mas no final acabou dando tudo certo!

Para mim o título de campeã Brasileira significa que eu estava focada, que os meus cavalos estavam bem e que os meus professores (Giovanna e Caio) sempre me dão segurança, palavras de conforto e muitos ensinamentos.

Eu acho que a diferença para a vitória foi que eu dei o meu máximo, fiquei tentando repassar as pistas na minha cabeça várias vezes e claro a presença de todo o time que está junto comigo sempre! Além dos meu treinadores, os veterinários Carol e Renan, nosso tratador Coelho e durante o campeonato Toninho.

Meu próximo objetivo é ir sempre cada vez melhor nos treinos, aprender cada vez mais, fazer boas pistas e conquistar novas vitórias!                           

Manoela e seus pais Guilherme e Mariela, com suas conquistas

Manoela Muller Michaelis com Polo Black no galope da vitória

Manoela e Mariela (mãe)

Nossa mini mirim, medalhista de Prata, Kika declarou: “Eu tinha vontade de ser campeã, mas não esperava que fosse ganhar um título agora. Tenho um ano e meio de treino, me esforcei muito e sabia que seria difícil. Chegou no último dia, Deus me abençoou com o vice-campeonato e estou muito feliz. Mas isso é só o começo. Tem muito caminho pela frente. Amo o esporte e quero continuar saltando. Vou aproveitar e agradecer à Gi e ao Caio, à equipe GC, ao Osni, aos meus amigos, à minha Uliz e à minha família.”

 

Ana Francisca Ramos Mansur, Vice Campeã, com seus pais: João e Danielle Mansur, Giovanna, instrutora e Osni, tratador de Uliz das Cataratas

 

Podium Final Individual no Campeonato Brasileiro de Mini Mirim 2023

Campeã Manoela Müller Michaelis / Polo Black - FPrH - 0 pp - 0/0,51

Vice Ana Francisca Ramos Mansur / Uliz das Cataratas - FPrH - 0 pp - 0/1,66

3º Helena Horta Nasser / Corcel JRM (TE) - FPH - 0 pp - 0/2,42

4º Manoela Müller Michaelis / Lord-Blue Mystic Rose - FPrH - 0 pp - 0/0,86

5º Julia Trevisan Rodrigues / Quarup D´Olympo - FPH - 0 pp - 0/2,43

6º Leila Milre Skaf Bucanna / SL Ídolo - FPH - 0 pp - 0/5,16

 

EQUIPE MINI MIRIM

 

Na disputa por equipes, o Paraná subiu ao topo do podium, única equipe com 0 pontos perdidos, nossas Mini Mirins defenderam a nossa bandeira com muita garra e determinação. As meninas de Ouro: Ana Francisca Ramos Mansur com Uliz das Cataratas, Manoela Muller Michaelis com Polo Black, Mehl Toth Soares com Carpuska Jmen e Maria Elisa Bonetto com Antônio Grego.

 

Meninas de Ouro por Equipes – CBS Mini Mirim

 

Ouro - Federação Paranaense de Hipismo - 0 pp
Mehl Toth Soares / Carpuska JMen / Ana Francisca Ramos Mansur / Uliz da Cataratas
Maria Elisa Bonetto Correa / Antonio Greco / Manoela Muller Michaelis / Polo Black

Prata - Federação Catarinense de Hipismo - 6 pp
Bronze - Federação Paulista de Hipismo - 48 pp

 

CATEGORIA PRÉ MIRIM

 

Na categoria Pré-Mirim, dos 62 atletas inscritos, 6 eram amazonas paranaenses. O pódio individual foi definido em um desempate com seis conjuntos sem faltas após os cinco percursos, e nossa atleta Maria Eduarda Colasso Agnoletto levou suas duas montarias, trazendo um bronze com Berlim e um 5º lugar com Zig Zag. Duda já tem vaga garantida na equipe do Sul Americano, conquistada com Berlim, e foi premiada no julgamento técnico como melhor conjunto com Zig Zag.

 

Nossa medalhista de Bronze com seus familiares e instrutor

 

 

Pódio Individual

Campeã Giovana Cicci Farinha Moura / Galileo JMen - FPH - 0pp

Vice Luiza Casale Fauvel de Moraes / Oracle Tok - FPH - 0pp

3º Maria Eduarda Colasso Agnoletto / Berlim - FPrH - 0pp

4º Manuela Ribeiro / Domenico - FPH - 0pp

5º Maria Eduarda Colasso Agnoletto / Zig Zag do Retiro - FPrH - 0pp

6º Gabriela Coelho Barbara / Quatour du Coutol - FPH - 0pp

 

EQUIPE PRÉ MIRIM

 

Por Equipes, o Paraná ficou com o Bronze, Ana Ruth Ramos Mansur com Darvin Des Champs JF, Manuela Trevelin Viscardi com Romancera JMen II, Manuela Bomtempo com NIcoletta Z e Maria Eduarda Colasso Agnoletto com Zig Zag.

 

CATEGORIA PRÉ JUNIOR

 

O Ouro na categoria Pré Junior veio com a atleta Gabriela Rezende Sperb e sua Kannantina FAS. Gabi fez uma apresentação perfeita, sagrou-se campeã com apenas 0,26 pontos perdidos ao final de 5 percursos com altura de 1,30m a 1,35m. Gabi formou um excelente conjunto com Kannantina. No seu primeiro Campeonato Brasileiro (na categoria pré-mirim) o conjunto terminou na quarta colocação, em 2021. Já na categoria mirim, em 2022, o conjunto conquistou o Bronze no Campeonato Brasileiro e a prata no Sul Americano para Mirins. Com o ouro obtido, Gabi já tem vaga garantida para o Sul Americano pré-Júnior em 2023.

 

Campeã Gabriela Rezende Sperb / Kannantina FAS - FPrH - 0,26 pp
Vice Thomas de Castro Gouveia / Izambard - FGEE - 3,17 pp
3º Maria Eduarda Barreto Bisco / Conthacheblue - FPH - 7,57 pp
4º Giullia Atrasas Bolson / Job Método - FHBR - 8,25 pp
5º Nina Sampaio Coelho Sagesser / Corado BR - FPH - 9,82 pp
6º Thomas de Castro Gouvea / HFB Ayra do Igarape - FGEE - 11,6 pp

 

Gabriela Sperb e Kannantina FAS, Campeãs Brasileiras de Pré Junior 2023

A premiada atleta, em entrevista a FPRH declarou: “Para mim várias coisas foram desafiadoras nesse Campeonato Brasileiro de Pré-Júnior, como por exemplo: a necessidade de ousar e assumir riscos no primeiro dia de prova (prova caça); a duração do campeonato, com três dias de prova e cinco percursos, somada à dificuldade técnica dos percursos; a pressão dos demais cavaleiros e amazonas, que até o final não me permitiram ter margem para erro; a necessidade de manter a cabeça fria até o final do Campeonato; e aguentar a pressão de ser a última a entrar nos dois percursos finais, sem a possibilidade de cometer falta. A altura e a dificuldade técnica dos percursos também foram fatores muito importantes, afetando bastante no resultado.

Eu acho que o que mais me ajudou nessa conquista foi a minha relação com a Kannantina, o amor, carinho, comprometimento e dedicação que eu tenho com ela. Dá para perceber que ela está sempre retribuindo, dando o seu melhor nas pistas. Pude contar com um desempenho impecável dela em todo o Brasileiro. Estamos juntas há pouco mais de 2 anos e de lá para cá estamos cada vez mais afinadas e fortificando nosso conjunto. Além disso, a equipe (Equipe Tonon, Anderson, Luís, meu tratador Amaral, meu pai, minha mãe, meus veterinários) foi essencial, sem ela nada disso seria possível, são todos eles que me ajudam diariamente na minha preparação e na da Kannantina também. Essa vitória é fruto de muito trabalho e dedicação de todos, é um sinal de que estamos no caminho certo e que só devemos nos esforçar, melhorar, treinar, dedicar e continuar com muito foco cada vez mais para colher mais frutos no futuro. 

Esse ano ainda temos o Sul-Americano, que acontecerá em Porto Alegre, e um bom desempenho é nosso desejo e principal objetivo para 2023. Antes dele, saltaremos apenas algumas provas, mais para nosso preparo, pois realmente o nosso principal foco é o Sul-Americano mesmo.”

 

EQUIPE PRÉ JUNIOR

 

Por Equipes, o Paraná ficou com o Vice Campeonato, garantiu a Prata: Filippo Colli / Conrad C, Maria Fernanda Koltum Pacheco / Cora BA, Barbara Thomé Fischer com HF Carlina e Gabriela Rezende Sperb  com Kannantina FAS.

 

Podium Pré Junior por Equipes – Paraná Vice Campeão

 

Vice Federação Paranaense de Hipismo - 21,33 pp
Filippo Colli / Conrad C JMen / Maria Fernanda Pacheco / Cora BA
Barbara Thome Fischer / Haras Fischer Carlina / Gabriela Rezende Sperb FAS

Obrigada a nossa amazona e instrutora Giovanna Sobania Carvalho (Equipe GC) que foi chefe de equipe dessa turma premiada!

“Obrigada FPRH pela oportunidade de representar nosso estado nesse Concurso tão especial e cheio de conquistas para todo o Paraná! Todos os atletas estão de parabéns, principalmente pela união de todos durante todo o campeonato”, declarou Giovanna.

 

Giovanna Sobania e suas atletas Ouro e Prata (Mini Mirim)

 

Sobre a Neodent

Fundada há 30 anos por um dentista e para dentistas, a Neodent tem o propósito de criar novos sorrisos todos os dias. Líder em implantes no Brasil e uma das maiores empresas do segmento no mundo, a Neodent oferece um portfólio completo de soluções odontológicas diretas, progressivas e acessíveis. É responsável pela criação de produtos originais, como o Grand Morse e o Neodent Ceramic Implant System, entre outros que hoje estão presentes em mais de 80 países. O propósito da marca faz parte da cultura organizacional e do cotidiano dos seus mais de dois mil colaboradores, que trabalham com orgulho de pertencer à empresa. A inovação também faz parte também do DNA da empresa, assim como a constante busca por aprendizado e crescimento.

A Neodent, que faz parte do Grupo Straumann (SIX: STMN), líder global em odontologia, acredita que a diversidade, a colaboração e o desenvolvimento contínuo dos colaboradores são a chave do sucesso, e o êxito da marca se deve aos seus produtos e soluções odontológicas de alta tecnologia, com excelentes resultados, que permitem que milhares de pessoas sorriam.

 

 

Fotos: Enviadas pelos Atletas

Resultado completo: www.fph.com.br/calendario/ListaProvas?ID=2722